Tabacaria: veja 7 mitos sobre os charutos

1 – O bom charuto é enrolado nas coxas das cubanas/baianas.

Este é o mito mais conhecido e citado por todos. Para fazer um charuto é preciso de uma superfície plana e dura, de preferência uma madeira que permita o corte das folhas com a chaveta (instrumento usado no corte na linha de produção). O único momento que a folha entra em contato com a coxa da cubana/baiana é quando ela abre a folha que recebeu da plantação para efetuar a classificação das mesmas logo que o fumo chega à fábrica.

2 – Quanto mais escura a capa mais forte o charuto.

Outro mito que visualmente está certo. O fumo escuro é normalmente mais forte que o fumo claro, porém o que dá força ao charuto é o miolo, normalmente composto por 4 a 7 folhas. Se as folhas de miolo forem claras e a capa escura o charuto será suave. Se o miolo tiver folhas escuras e a capa for clara com certeza ele será muito mais forte. Na dúvida consulte o vendedor da tabacaria onde costuma comprar seus charutos.
3 – Molhar o charuto na bebida que está acompanhando a degustação.

Freqüentemente os fumantes tem como hábito molhar o charuto no Cognac, Rum ou Vinho do Porto. Não é uma boa opção. Ao molhar o charuto no líquido estamos aumentando a quantidade de líquido na ponta do charuto (já temos nossa própria saliva). Isso faz com que a ponta comece a se fechar dificultando o fluxo e deixando o charuto mais forte. Existe ainda a possibilidade de literalmente entupir o charuto impossibilitando a continuidade da degustação.

4 – O charuto deve ser previamente aquecido antes de ser fumado.

Este é um mito que felizmente tem poucos seguidores. Algumas pessoas têm o costume de aquecer o charuto inteiro com a chama de um fósforo ou isqueiro com o objetivo de reduzir a umidade. Se o charuto estiver úmido demais a melhor opção é deixar ele fora do umidor. Ao aquecer um charuto com a chama o que pode acontecer é o contrário, deixar ele seco demais ou ainda queimar a folha de capa, portanto evite este procedimento.

5 – Charuto é coisa de milionários e grandes banqueiros.

Este é um mito que felizmente está acabando. Hoje é possível encontrar bons charutos nacionais por R$ 12,00 a unidade. Até mesmo os cubanos, sempre mais caros, têm algumas marcas e formatos mais em conta.

6 – Quanto mais fino e longo o charuto mais suave.

Muitos acreditam que quanto mais fino o charuto mais suave ele será. Normalmente os charutos mais finos são mais compactados na sua elaboração e por isto mais difíceis de puxar a fumaça. Charutos com diâmetro maior, em torno de 2 cm de diâmetro, como os formatos Corona Gorda e Robustos têm um fluxo muito mais fácil. O comprimento do charuto só está relacionado ao tempo que dispomos para fumá-lo.

7 – Perdi meus charutos, pois eles estão todos secos.

Charutos secos podem ser reumidificados se colocados no umidor a uma temperatura de 16oC a 18oC com umidade de 65% a 70%. Este processo pode ser feito sem nenhum problema uma vez. Caso isto torne a acontecer o procedimento é o mesmo, mas o sabor final pode ser alterado.

Assine nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =